Tete (Zambeze) Moatize

Eu moro em Tete e trabalho em Moatize, como a maioria dos gringos por aqui. Tete é a cidade (capital) do Estado, chamado de província. Moatize é um distrito (zona rural) ao norte de Tete, atravessando o Rio Zambeze, pela tal ponte. Em moatize vivem espalhados diversos povoados rurais. No centro do distrito ainda tem a vila de Moatize.

Nos povoados rurais as casas são de madeira e barro ou tijolos artesanais. Além da casa principal (onde dormem o chefe da família, esposa e filhos pequenos), cada família tem também um guero (onde dorme o filho mais velho que 12 anos), a cozinha (ou despensa), a casa de banho ou latrina e o estendal ou capoeira, que é uma estrutura alta que faz sombra e onde se seca o milho ou outro grão. Cria-se muito cabritos, porcos e aves. Já os bovinos são mais raros. As roças, chamadas de machambas, são sempre distante das residências pra evitar que os animais as estraguem.

No tom amarelado da paisagem rural/savana quem domina é o embondeiro. A árvore é enorme e diferente. Seus galhos parecem raízes. Se num dia parece totalmente seco e morto, no seguinte aparece folhado e com frutos. As comunidades tradicionais o consideram sagrado, e ao seu pé fazem escolas, cemitérios e casas de espírito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s