Futebol e língua

Em Tete a língua local é o nhungwe, uma das muitas faladas por Moçambique. Fala-se o nhungwe somente na região de Tete, uma área reduzida do país. Para se ter idéia, Moçambique tem 18 línguas locais reconhecidas e espalhadas pelas regiões do país, e o nhungwe nem é uma dessas. Durante todo tempo de colonialismo, foi a língua portuguesa imposta, usada na escola e reconhecida oficial. Nos anos atuais de independência manteve-se o português nas escolas e considerado oficial.

Tirando a região que eu moro como base, a língua local é ainda conhecida por todos e usada por muitos. Na zona rural fala-se predominantemente o dialeto. Em todos lugares, com excessão dos jovens, são mais os homens que falam português. Muitos dos homens hoje adultos aprenderam o português nas tropas, servindo para as guerras de independência e no conflito civil interno. A língua portuguesa falada soa afetada pela pronúncia da língua local, muito característica nas consoantes. Cada uma das letras tem sons diferentes (parecidos, mas diferentes) da pronúncia brasileira. Também é repleta de expressões sonoras locais características, como os muitos “Ihhhhhh..” ou “Ahhhh”, como valor meio de desculpa, meio de pena.

Num jogo de futebol em Tete (Chingale de Tete 0 x 0 HCB do Songo) além desse sons da língua, ouve-se ainda a música da torcida do Songo. O povo dessa localidade, do distrito vizinho Cahora Bassa, mantem costumes tradicionais mais preservados na zona rural. Na torcida do HCB só se fala dialeto, os homens tocam batuque, e as mulheres cantam vestidas de capulana.

https://sites.google.com/site/musicaeanimais/musica/futebolelingua.mp3?attredirects=0&d=1
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s